As Paredes Diafragmas e as Estacas Barrete consistem na execução de painéis (ou paredes) de concreto armado moldados no subsolo através do preenchimento de trincheiras escavadas pelo uso contínuo de lama bentonítica ou polímero, que absorvem cargas axiais, empuxos horizontais e momentos fletores.
As Estacas Barrete são executadas com equipamentos de grande porte como Perfuratrizes ou Guindastes acoplados com “clam-shell” mecânico ou hidráulico. Podem ser escavadas abaixo do nível d’água, até a profundidade do projeto.
As Paredes Diafragmas são aplicadas em: contenção para escavações na construção de subsolos, construção de galerias de metrô e passagens subterrâneas, execução de reservatórios subterrâneos e shafts, portante com função de fundações profundas, estrutura de contenção para prevenção de deslizamentos, isolamento de terrenos contaminados, proteção de fundações de pilares e pontes, estruturas portuárias e execução de garagens subterrâneas.
São realizadas com seções de 30x250cm até 120x250cm.
As principais fases de execução da Parede Diafragma e Estacas Barrete Andrade Mello - Engenharia de Fundações Especiais são:
1- Perfuração
2- Colocação da armação
3- Concretagem